Concelho de Monchique

31 Agosto 2020

Marcelo Rebelo de Sousa visita Água Monchique

Na passada segunda-feira, dia 31 de agosto, a unidade de engarrafamento da Água Monchique recebeu a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta visita surgiu integrada no périplo que Marcelo Rebelo de Sousa efetuou aos 16 concelhos algarvios, com o intuito de chamar a atenção para as potencialidades do Algarve num ano particularmente difícil e em que as principais atividades da região estão a ser penalizadas pelos efeitos da pandemia.


A visita do Presidente da República foi acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Rui André, pelo Administrador da Sociedade da Água de Monchique, José Almeida e pela responsável da qualidade da unidade industrial, Suzana Martins.


No decorrer da visita às instalações da fábrica da Água Monchique, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se especialmente interessado em conhecer em detalhe os diferentes processos produtivos e em contactar de forma muito próxima com os colaboradores da empresa.


O Presidente da República teve ainda oportunidade de conhecer a nova família Monchique, que nasceu do recente processo de rebranding da marca, pensado e desenvolvido com o objetivo de aproximar a marca do consumidor e de estabelecer com ele uma ligação mais emocional.


A preocupação com a economia circular foi também um dos pontos focados no decorrer da visita, onde o Presidente da República contactou pela primeira vez com a myMonchique, a nova app lançada recentemente no mercado e que pretende entre muitas outras funcionalidades incentivar os consumidores à reciclagem.


De realçar que a preocupação com a sustentabilidade ambiental é também partilhada por Marcelo Rebelo de Sousa que ficou ainda a conhecer a incorporação de 30% de PET reciclado nas novas embalagens que são 100% recicláveis, bem como a nova linha de vidro e a redução de consumo energético alcançada com a instalação das novas linhas de produção

O Presidente da República ainda a conhecer as razões para a utilização da cor grená e a sua ligação à alcalinidade, uma das caraterísticas distintivas da Água Monchique – o PH de 9.5.


No final da visita, o Presidente da República destacou o contributo da Monchique como fonte de criação e de geração de riqueza para a economia local e para o país, destacando ainda o excelente aproveitamento do espaço existente e as modernas instalações da unidade.


A Monchique assinalou esta visita com a oferta das garrafas número 1 e 2 da nova gama vidro, ao Presidente da República e ao Presidente da Câmara, respetivamente.


Marcelo Rebelo de Sousa fez ainda uma caminhada pelas Caldas de Monchique, onde teve oportunidade de beber Água Monchique, de contactar com a população local e com os turistas, não se esquivando às tradicionais selfies.