Apresentação
A Sociedade da Água de Monchique explora a concessão pública da Água Mineral de Monchique desde 16 de dezembro de 1992. Hoje em dia é um dos maiores players no mercado nacional.
As instalações fabris e logísticas localizam-se nas Caldas de Monchique, Algarve, Portugal, numa área protegida superior a 50 hectares, em que a preservação dos aquíferos é o fator crítico essencial motivando uma logística de gestão sustentável do meio ambiente.
A unidade fabril ocupa uma área de 4.332 m2, zona onde está implementada a fábrica (com dois pisos), os depósitos de água, o armazém de produto final, o de pré-formas e silos de vasilhame e o laboratório de análises microbiológicas.
A empresa é certificada de acordo com:
1. Norma NP EN ISO 9001– Sistema de Gestão da Qualidade.
2. Norma NP EN ISO 22000– Sistema de Gestão da Segurança Alimentar - Requisitos para qualquer organização que opere na cadeia alimentar.
A Sociedade da Água de Monchique orienta os seus esforços para a melhoria continua da competitividade sustentada por clientes fidelizados, colaboradores competentes, mobilizados e motivados, liderança efetiva e uma vontade de melhorar continuamente todos os fatores que possam afetar a produtividade, a qualidade e a satisfação dos clientes.
Água mineral natural única obtida de 900 metros de profundidade nas Caldas de Monchique, Algarve, de alta mineralização, super alcalina com pH9,5 e com o valor de Redox negativo (ORP: -245 mV na origem). É também de salientar a sua boa condutividade (468 µScm¯¹ a 20ºC), resíduo seco de 298 mg/L a 180ºC. Os benefícios desta água são conhecidos e apreciados desde os tempos Romanos. As suas características físico-químicas mantêm-se praticamente inalteradas desde que há registos. Altamente recomendada pelos profissionais da área de saúde, nutrição e bem-estar.
A empresa possui duas marcas:
1. Monchique – marca para o mercado de massas, apresenta-se em PET com formatos de 340, 510, 720 ml e 1.5 e 5.0 litros. Com exceção do garrafão de 5L, todas as garrafas PET contêm 30% RPET. Já a garrafa desportiva de 720ml é 100% reciclada. Possui também uma linha de vidro de tara perdida de 375 e 750 ml. Estas garrafas de vidro incorporam 30% de vidro reciclado. No portefolio da marca, existe ainda a linha de bag-in-box, o chamado EcoPack 10L, uma embalagem ecológica que permite reduzir até 63% de uso de plástico, quando comparado com dois garrafões de 5L.
2. Chic - concebida sobretudo pensando no canal HORECA, engarrafada em 4 cores diferentes (Cristal, Azul Cobalto, Vermelho e Turquesa) em PET com formatos de 0,5 and 1,0 litros. De momento, a comercialização desta marca encontra-se suspensa.