É necessário tempo. Monchique é um local mágico e único com pessoas resilientes e habituadas a lutar contra as adversidades e a ultrapassar obstáculos. A nossa empresa tenta todos os dias cumprir o seu papel de levar o nome de Monchique a todo o mundo com orgulho. Monchique é para nós o centro do mundo.
Numa altura em que o mundo já percebeu que não pode
continuar a abusar do plástico descartável, que poderá a indústria da água
engarrafada fazer?
O plástico é hoje um material essencial para assegurar a segurança e higiene alimentar. Há estudos que demonstram, por exemplo, que a substituição total do plástico por outro material nas embalagens Página 38 alimentares resultaria impreterivelmente num aumento de mais de 30 por cento do desperdício alimentar que, como sabemos é, já hoje, nos países desenvolvidos, muito alto. Não nos devemos esquecer que a descoberta do plástico surge curiosamente da necessidade da preservação da natureza em substituição do marfim. A solução está na reutilização e reciclagem dos materiais, todos, incluindo o plástico. Portugal nesse âmbito está um pouco atrasado olhando à taxa de reciclagem de apenas 30 por cento. Temos um longo caminho a desbravar sobretudo de mentalidade. No entanto, estou otimista e penso que a geração mais jovem dará lições neste tema. Temos essa preocupação sempre em linha de conta e por isso, através da Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, assinamos o Pacto Português para os Plásticos, um acordo que defende e pretende incentivar a criação de soluções para uma economia circular. Está já em campo um projeto-piloto com 30 máquinas de reciclagem - tara em troca de dinheiro, que é algo que acredito que irá incentivar e fazer aumentar a taxa de reciclagem em Portugal. Além da diminuição do consumo de PET em toda a cadeia de produção, incorporamos 30 por cento de PET reciclado nas nossas garrafas cumprindo já as metas europeias delineadas para 2025. Outro exemplo é a eliminação do consumo de plástico retrátil na tara de cinco litros que nos permitirá deixar de enviar para o mercado cerca de 25 toneladas de plástico de embalagem por ano. Reduzimos em mais de 16 por cento o peso do nosso garrafão de cinco litros que permitirá poupar cerca de 100 toneladas de PET por ano.
Que mais?
Monchique vai lançar em abril uma aplicação para smartphones (IOS e Android) que envolve os nossos consumidores nesta questão da reciclagem. Criamos o conceito de #ecoselfie em que o consumidor tira uma selfie no ato de reciclar e ganha descontos. Penso que somos os primeiros a pensar neste jogo que incentiva e envolve o consumidor no ato de reciclagem. Acreditamos convictamente que a melhor abordagem ao plástico de embalagem passa pela reciclagem, desenvolvendo assim uma economia circular de reaproveitamento dos materiais que a indústria agradece e está ansiosa por ter disponível. Estamos ainda envolvidos em projetos de investimento em parcerias com outras empresas para descobrir outras formas de substituir o plástico e/ou aumentar o percentual de PET reciclado utilizado. Sendo um produto tão sensível como é a água, o cuidado na utilização destes materiais tem de ser calculado e muito bem medido. Aliás, a água deveria ser o último produto a entrar nesta guerra, contudo, pela dinâmica do sector preferimos estar na liderança.
Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique, explica ao barlavento mais detalhes sobre a nova imagem de marca e como se irá posicionar no mercado.
O rebranding da Monchique tem por objetivo a revitalização da marca, evidenciando as suas características distintivas. Não se trata de beber água, mas sim de beber Monchique. Este reposicionamento surge também da necessidade que sentimos de aproximar ainda mais a marca do consumidor e de estabelecer com ele uma ligação marcadamente emocional. A Monchique tem um posicionamento de mercado muito próprio. Queremos fazer diferente, gerar valor acrescentado e apostar nos valores da marca, diz.
E quisemos comunicar isso de uma forma evidente aos nossos consumidores. Desenhamos uma nova identidade gráfica, onde o logótipo passa a ser mais clean, com lettering mais elegante e que tal como as novas embalagens segue os princípios da simetria e do equilíbrio. Já a célebre gota, ícone distintivo da Água de Monchique, assume agora um maior protagonismo, com o slogan Somos agora mais Monchique, mais pH 9,5 . Ainda de acordo com o responsável, os rótulos são também eles recicláveis, impressos num material transparente para transmitir a fluidez da água e a elegância da garrafa. A nível cromático, a identidade da marca assenta na utilização da cor azul, que simboliza universalmente a água e o grená que é, desde há largos anos, a cor de destaque da Monchique, reconhecida pelas suas cápsulas. Página 39 O rebranding da marca foi acompanhado do desenvolvimento de um novo packaging, com alargamento da gama disponibilizada ao mercado em termos de tara e de materiais.
Assim, e ainda de acordo com o CEO, a partir deste ano, será possível adquirir Água de Monchique em embalagem de vidro (0,75 e 0,375). O desenho das novas garrafas Monchique assentou em dois grandes princípios, a simplicidade e a transparência.
São mais simples, sem estrias e como tal mais transparentes, descreve. Além da nova imagem e das novas embalagens, há agora duas novas taras: 0,34, 0,51 e 0,72 (sport).