Entrevista

10 Maio 2019

Diretor Comercial e de Marketing em entrevista à Apetece

Henrique Prucha fala sobre o percurso que a marca tem feito desde que foi adquidira pelo Grupo WaterBunkers

É difícil que um garrafão de água com tampa violeta não chame a atenção e provavelmente, já ouviu dizer que esta é a água mais alcalina do mercado. Nos últimos cinco anos, a Água de Monchique tem vindo a crescer de forma estrondosa e a ambição da marca não fica por aqui.

A Sociedade da Água de Monchique nasceu no início da década de 90 mas, na altura, não era considerada mais do que uma água regional. Tudo mudou a partir de 2010, altura em que foi adquirida pelo grupo WaterBunkers e deixou de “ser uma água regional e uma marca residual para termos uma implantação a nível nacional”, explica Henrique Prucha, diretor comercial e de marketing da Água de Monchique. Na empresa há cinco anos, Henrique refere que o que mudou não foi o produto mas a forma de o comunicar aos consumidores. “ A Água Monchique foi sempre conhecida desde sempre pelas sua características. Com um pH 9,5 é uma água hiper alcalina e tem efeitos benéficos para a nossa saúde”.

Por isso mesmo, em 2014 a empresa começou a direcionar o seu produto para o segmento de saúde e bem-estar. “A nossa estratégia foi sempre informativa. A Água Monchique está associada a práticas de saudáveis”, refere Henrique Prucha. Assim, a marca passou a contactar agentes da área de saúde, médicos, nutricionistas, farmacêuticos, homeopatas e pessoas ligadas ao desporto, apoiando as suas iniciativas e partilhando as característica da nossa água e o porque da Água Monchique ser única. “Devido á sua alcalinidade, esta água distingue-se por ser um antioxidante natural, ajudando a retardar a oxidação das células do nosso corpo e o envelhecimento, melhorando o funcionamento do estômago, pâncreas e rins”, explica. Desta forma, “os consumidores começaram a procurar a nossa água e deu-se um crescimento natural, não andamos a bater à porta de ninguém”.  
O crescimento foi tal que, em 2017, a empresa atingiu o seu limite de produção, não conseguindo dar resposta à procura, que continuou crescer não só em Portugal como internacionalmente, estando já presente na Ásia, Canadá e em alguns países europeus.    

“O nosso grande objetivo é sermos líderes nacionais no mercado da água, mas é necessário que o crescimento seja sustentado para que tenhamos o mesmo sucesso fora de portas como aquele que temos em Portugal. Só não estamos melhor, porque a procura ultrapassa a nossa capacidade de produção”.    
Por esse motivo, a fábrica, presente na serra algarvia que lhe dá nome, está atualmente em remodelação. São mais de 7 milhões de euros de investimento em curso, com o objetivo de dotar a unidade de novas linhas que permitam aumentar a sua produção e dar uma nova imagem à Monchique. A marca ‘Chic’, pensada para um segmento elevado e direcionada para o setor hoteleiro e da restauração, também tem sido penalizada por esta incapacidade de dar resposta á procura, mas Henrique não tem dúvidas de que a renovação da fábrica vai permitir “relançar a Chic em força”. 
 

Estando a captação da água e a sua produção localizadas numa área natural, o aspeto ecológico também é uma preocupação da empresa. A Água Monchique é a água oficial e membro-fundador do evento Climate Change Leadership. Desta cimeira internacional, mas que acontece em solo português, no Porto, surgiu o Porto Protocol, um movimento que visa comprometer as indústrias a terem uma postura mais ecológica. Nesse sentido, a Água Monchique tem promovido encontros de reflorestação na serra algarvia, nomeadamente depois dos incêndios de 2018, e realizado várias alterações na sua operação, possibilitando a diminuição do seu consumo energético e emissão de gases nocivos. Henrique Prucha não tem dúvidas de que “ao contrário do que muita gente diz, as medidas que são boas para o ambiente, normalmente, também o são a nível económico”.  

In Revista Apetece – El Corte Inglés