No início de 2020 foram instaladas 23 máquinas de recolha de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis por todo o país, no âmbito do projeto-piloto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta”.
O projeto tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis, para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.
“Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta” é um projeto inovador na medida em que premeia os consumidores que adotam a reciclagem das embalagens de plástico. O objetivo é promover uma economia mais circular, contribuindo para um mundo mais sustentável.
Com a entrega do material, os consumidores recebem em troca um talão de desconto com o valor correspondente às unidades entregues. Já as garrafas são recicladas e aproveitadas como matéria-prima na produção de novos recipientes de bebidas.
O projeto conta com o apoio das grandes superfícies, bem como da República Portuguesa, do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição – APED, das Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), da qual a Água Monchique faz parte, da Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas – Probeb, entre muitos outros parceiros.
A Monchique congratula-se por esta iniciativa que pretende contribuir para um mundo mais sustentável: “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta”.
Aqui pode consultar as localizações das máquinas de recolha automáticas.