Temas sociais diversos

01 Abril 2019

Incêndios Monchique 2018

Grandes incêndios na Serra de Monchique

Como já foi noticiado anteriormente por muitos meios de comunicação social, vários concelhos no distro de Faro, incluindo o de Monchique, foram devastados pelos grandes incêndios de agosto de 2018. Começaram no dia 3 e só no dia 10 foram dominados pelos bombeiros.


Foi mais de uma semana de luta intensa por parte dos bombeiros e da proteção civil a tentar impedir os caminhos destes fogos que ficaram para a história como uns dos maiores incêndios que já afetaram esta zona. 


A fábrica da água de Monchique foi obrigada a parar durante 10 dias, tendo tido prejuízos na ordem dos 60 mil euros diários. Felizmente, não houve grandes danos na fábrica, à exeção de umas paletes e uns cabos queimados. Depois dos fogos, a empresa esteve 2-3 dias a limpar as imediações para poder retomar a produção.


Apesar de os fogos terem chegado muito perto da fábrica, a qualidade da água não foi afetada, já que o aquífero se encontra a 900 metros de profundidade.


Posteriormente, foram feitas análises laboratoriais da água e foi confirmado que a composição físico-química e as características organolépticas mantêm-se.