Apoios

16 Dezembro 2021

Água Monchique associa-se ao Sport For Care

O evento dedicado ao desporto inclusivo teve lugar no Estádio da Luz e reuniu cerca de 80 participantes

A Água Monchique foi um dos parceiros que marcou presença na primeira edição do Sport For Care, um evento dedicado ao desporto adaptado e à inclusão, organizado pela associação sem fins lucrativos Addapters Enable.


O evento, que teve lugar no passado dia 11 de dezembro, no Estádio da Luz, reuniu cerca de 80 participantes e cerca de 18 famílias com crianças com deficiência, que foram as estrelas num dia dedicado ao desporto inclusivo e adaptado.


O Sport For Care foi criado com o objetivo de promover o desporto e a atividade física adaptada das crianças com deficiência, proporcionar às famílias destas crianças a demonstração e experimentação das práticas inclusivas e dar visibilidade às diversas atividades e iniciativas desportivas realizadas para crianças com deficiência e que integram também a participação das famílias.

Segundo Isabel Cavaca, presidente da direção da Addapters Org, “esta é uma excelente oportunidade para demonstrar que as crianças e jovens conseguem fazer tudo. De forma diferente, adaptada, mas tudo. Sonhamos com o dia que não precisaremos de ações como esta para provar isso mesmo. Que incluir seja algo natural para sociedade tal como é para as famílias destas crianças. Até lá, necessitamos de encontros destes, de representatividade”, acrescenta.


A promoção de um estilo e vida saudável alicerçado na prática regular da atividade física e do desporto como fonte de bem-estar é, desde há largos anos, um dos enfoques da Água Monchique. A associação do desporto, fundamental no desenvolvimento físico e neurológico de todas as crianças e jovens, à construção de uma sociedade mais inclusiva e “na manutenção da forma física e mental das famílias destas crianças, cujas rotinas diárias são de grande exigência física, psicológica e emocional, é um trabalho notável e à qual a Água Monchique teria de se associar. Um dos grandes campeões olímpicos em desporto adaptado – o João Correia – é apoiado pela Monchique há vários anos”, destaca Henrique Prucha, diretor comercial e de marketing da Sociedade da Água de Monchique.

A 1º edição do Sport For Care contou ainda com o apoio da Fundação Benfica, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da A.A.M.A. - Associação de Atividade Motora Adaptada, da A.P.C.L. - Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, entre muitos outros parceiros.


A Addapters Enable, associação sem fins lucrativos, acredita que o mundo pode ser mais inclusivo, mais justo e adaptado.  A visão de que o mundo pode ser muito melhor reuniu um conjunto de cidadãos voluntários, colocando o seu saber, vontade, experiência e coração numa missão para a equidade. Os projetos desenvolvidos são centrados na inclusão de crianças e jovens com deficiência e incapacidade, qualquer que seja o grau ou tipo, bem como crianças com doenças raras. Desconstruir realidades, pensar e agir de outra forma e transformar problemas em soluções são os três pilares de atuação.


Mais informações em www.addapters.org.