Cultura

28 Abril 2021

Processo industrial da Água Monchique pela lente de Pedro Queiroga

A “Mecânica da Água e do Tempo”está em exposição até 28 de maio em Portimão

Estará patente até ao próximo dia 28 de maio, na Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP), a exposição de fotografia “Mecânica da Água e do Tempo”, da autoria de Pedro Queiroga e que retrata detalhes e pormenores escondidos da unidade industrial da Água Monchique.


A ideia da exposição surgiu da procura de Pedro Queiroga “por algo grande, diverso, complexo e com algum tipo de movimento e pretende revelar os pormenores tidos como insignificantes ao olhar do comum e apresentar uma perspetiva criativa e entrópica”, afirma o artista.

O título "Mecânica da Água e do Tempo" refere-se por um lado ao mecanismo de produção, no seu carácter mais industrial e sistemático, e por outro lado à complexidade a que o tempo nos pode sujeitar. “Sem um uso controlado desse Tempo, teria sido impossível obter alguns dos efeitos fotográficos exibidos. Ele é o fator que dá enquadramento à mecânica da água e relativiza todos os processos inerentes”, explica Pedro Queiroga.


Esta exposição, que integra a coleção privada da Sociedade da Água de Monchique, é composta por 23 fotografias que retratam de forma ímpar os diversos momentos do processo de engarrafamento da Água Monchique, abordados de uma perspetiva menos óbvia, mais criativa, menos imediatista e mais entrópica.


Sob o olhar do artista plástico, a mecânica da unidade industrial da Água Monchique assume o devido protagonismo. “Mostra o que seria impossível de ver a olho nu. Tudo o que outrora foi concebido para funcionar, hoje desempenha assumidamente o seu papel, ainda que inestética e discretamente em local (porventura) inacessível. Nada pode ser negligenciado num sistema de engenharia tão complexo como o de um complexo industrial”, remata o artista.

O percurso de Pedro Queiroga no mundo da fotografia tem início aos 14 anos, em Macau, ao descobrir a máquina fotográfica do seu pai. Na mesma altura, a participação em concursos locais de fotografia valeu-lhe duas distinções.


Hoje em dia, como fotógrafo profissional, atua num leque diversificado de áreas. A fotografia de arquitetura e interiores e a fotografia e vídeo imobiliário são algumas das áreas em que Pedro Queiroga se destaca.


O fotógrafo português revela um gosto pela sua profissão e assume-se como um profissional ético e comprometido.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 08h30 e as 17h30, nas instalações da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, na Rua José António Marques, 17, Portimão. Entrada livre.