Inovação

16 Junho 2023

Água Monchique lança garrafa sem rótulos

Totalmente produzida a partir de outras garrafas, Monchique Natura é 100% reciclada e 100% reciclável

Alinhada com a ambição de alcançar a neutralidade carbónica até 2030, a Água Monchique lança a Monchique Natura. Uma nova garrafa, sem rótulos, totalmente produzida a partir de PET reciclado (rPET) e 100% reciclável.


Esta inovação vai permitir à Água Monchique evitar a utilização de 19 toneladas de PET virgem por cada milhão de Monchique Natura produzidas.

“Uma garrafa totalmente produzida a partir de outras garrafas e onde substituímos a utilização de rótulos pela gravação em relevo na própria garrafa, minimizando ainda mais o impacto da nossa operação no meio ambiente e prosseguindo uma estratégia assente na promoção de uma verdadeira economia circular. A Monchique Natura é mais um marco num caminho que pretende, até 2030, alcançar a neutralidade carbónica, apostando continuamente na inovação e marcado pela audácia”, destaca Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.  


A Monchique Natura é uma inovação em Portugal, sendo a primeira garrafa portuguesa e uma das primeiras em todo mundo, a chegar ao mercado sem rótulos. Com o intuito de facilitar o processo de reciclagem, os tradicionais rótulos foram substituídos pela gravação em relevo na própria embalagem. A tampa mantem-se grená e será já solidária, isto é, passa a ser fixa por forma a assegurar que, no fim do seu ciclo de vida, os dois componentes sejam reciclados em conjunto. 


A inovadora garrafa estará disponível em 555 ml e em packs de seis, numa embalagem ecológica, feita de cartão reciclado com certificação FSC. A chegada ao mercado está prevista para o 3.º trimestre e, numa primeira fase, apenas na Monchique Store (https://www.aguamonchique.store/). Posteriormente nos restantes pontos de venda.


A Monchique Natura vem juntar-se a um conjunto de outras soluções que a Água Monchique tem vindo a introduzir, “na busca incessante pelas melhores práticas para tornar o nosso modelo de negócio mais sustentável e que assentam sobretudo em modelos de economia circular”, realça Vítor Hugo Gonçalves.


De entre as inovações sustentáveis que a marca tem vindo a adotar destaca-se o facto de todas as garrafas PET conterem 30% rPET desde 2020, a disponibilização ao mercado da primeira garrafa 100% reciclada, a Sport 100% Eco, a incorporação de 30% de vidro reciclado na linha garrafas de vidro e o EcoPack Monchique 10L, que permite reduzir em 63% o uso de plástico, quando comparado com dois garrafões de 5L, entre muitas outras.


“A sustentabilidade permanecerá no centro da nossa atuação e a Água Monchique manterá a sua promessa de contribuir para a melhoria da vida das atuais gerações, bem como das gerações vindouras”, destaca o responsável.

Partilhar: