É fundamental mantermos os nossos níveis de hidratação. Utilizamos muito a expressão “Somos o que bebemos”, é realmente fundamental que se dê mais atenção à qualidade das Águas que se bebem. As Águas não são todas iguais e não têm todas as mesmas características e qualidade. Temos em Portugal inúmeras Águas de boa qualidade onde claramente se destaca pela positiva a nossa Monchique.
Com as pessoas mais fechadas em casa do que em qualquer outro ano de que há memória, como se ressentiram as vendas dos formatos pensados especificamente para o consumo on the go?
O consumo “on the go” é já uma realidade e vive tempos de forte procura e, consequentemente, de uma enorme exigência por parte dos consumidores. O efeito COVID levou a que o consumo destas taras específicas tivesse uma queda significativa de vendas porém acreditamos que a recuperação irá acontecer agora com a retoma das pessoas ao trabalho e à vida, mais ou menos, normal.
Entretanto lançaram um novo formato, uma embalagem de 10 litros, a chamada bag-in-box. Quem é o consumidor-alvo deste formato? O seu lançamento nesta fase, está relacionado com a tendência de maior permanência dos portugueses em casa?
O consumidor-alvo são todas as famílias portuguesas. O bag-in-box surge integrado na nossa estratégia de disponibilização ao mercado de soluções inovadoras e diferenciadoras. Esta embalagem vai ainda de encontro à Politica de Sustentabilidade ambiental da empresa. O bag-in-box leva menos 63% plástico comparado com o PET utilizados para produção de dois garrafões de 5 litros e é concebida especialmente para famílias. O lançamento estava inicialmente pensado para o segundo trimestre de 2020 tendo sido apresentado publicamente em fevereiro de 2020. Fruto das contingências provocadas pela pandemia tivemos que adiar a sua introdução no mercado. Nesta fase inicial, será comercializada apenas em lojas de produtos biológicos e algumas lojas específicas.
Neste primeiro semestre de 2020 houve oscilações em termos de quota de mercado?
Graças ao empenho e colaboração de todos os nossos colaboradores, a nossa unidade produtiva manteve o seu normal funcionamento (obviamente cumprindo todas as normas e diretivas emanadas pela autoridade de saúde), o que nos permitiu ter o nosso produto sempre disponível no ponto de venda. Com o reforço da nossa capacidade de produção fruto da instalação das novas linhas de engarrafamento, os nossos índices de performance do mercado mantêm-se em linha com o que tínhamos previsto para 2020.
Com o gradual desconfinamento, perspetivam um aumento considerável do consumo de Monchique, especialmente no Canal Horeca?
O canal Horeca era uma das plataformas de venda onde tínhamos previsto inaugurar a nossa presença em 2020. Faz efetivamente parte da nossa estratégia de crescimento. O investimento que realizamos em taras diferenciadas, nomeadamente a linha de Vidro, é um trunfo para atacar este canal. Com todos os constrangimentos provocados pela COVID-19 este processo sofreu alguns atrasos e só se concretizará dentro em breve. Aliás posso até adiantar que estamos em plena fase de lançamento da Monchique Vidro no mercado através das parcerias que estabelecemos com empresas de renome e de grande dimensão em Portugal. Esperamos em breve ter a nossa garrafa Vidro em todo o país.
De que forma têm vindo a promover o consumo nesse canal?
O canal Horeca é um canal muito específico e com algumas particularidades nomeadamente em termos de distribuição e logística. A nossa empresa não dispõe, para já, de uma logística capilar que chegue a todos os cantos do nosso país pelo que a nossa estratégia passa por estabelecer sólidas e fortes parcerias com empresas que já dominam o sector e que têm já estruturada uma logística de distribuição capilar. Nesse sentido temos já uma série de parceiros muito fortes no mercado que irão ajudar-nos a trabalhar este mercado e que se mostraram desde logo muito interessados e seduzidos pela nossa abordagem e produto. Faremos ainda várias campanhas de ativação de produto neste canal tal qual fazemos com a linha PET. Estamos convictos que a nossa proposta de valor per si é muito forte e inegável para quem reconhece a qualidade e diferenciação da nossa água.
Por que motivos sentiu a marca necessidade de lançar um blog? Como têm reagido os consumidores a este canal?
A necessidade de criar o blog “Estar com Bem-Estar” surgiu da mesma necessidade que tivemos de fazer o rebrandig da marca: estarmos mais próximos dos nossos consumidores. Esta ferramenta de comunicação permite-nos partilhar com os nossos consumidores dicas e sugestões que se enquadrem no estilo de vida preconizado pela Monchique e adotado pelos nossos Monchique Lovers. Tem sido um percurso muito interessante e muito enriquecedor, que estimula uma grande interatividade entre a Monchique e os seus consumidores. Neste espaço, os consumidores encontram uma série de conteúdos que passam por dicas e conselhos para uma vida saudável, com especial enfoque na alimentação e na atividade desportiva. É engraçado por que eu mesmo testo as receitas que colocamos no Blog para me certificar que estão ao nível da qualidade da nossa água.
Que papel teve o blog na quarentena e no desconfinamento dos portugueses?
Com a quarentena, o digital, que era já uma tendência de consumo crescente, sofreu um boom que se manteve no desconfinamento. Os portugueses estavam ávidos de conteúdos e dicas que os ajudassem a manter algumas rotinas saudáveis – as receitas, os exercícios em casa, as sugestões de atividades a realizar com as crianças ou que ajudassem a descomprimir. Daí disponibilizarmos uma área reservada ao COVID-19 onde deixamos sugestões e conselhos para, por exemplo, lidar com o isolamento social imposto pela quarentena.
No desconfinamento mantivemos a regularidade dos conteúdos deixando sugestões e conselhos para o regresso gradual à nova normalidade mas cumprindo sempre as indicações e as diretivas da autoridade de saúde.
Ao nível de novidades, o que está reservado para os próximos meses para a marca?
O rebranding da marca que apresentamos no final de fevereiro de 2020 foi também acompanhado do desenvolvimento de um novo packaging, com alargamento da gama pet e com uma nova linha de vidro e do formato Bag-In-Box de 10l. No decorrer deste ano, e alinhados com o que são as exigências do consumidor e as tendências de mercado, vai ser possível adquirir Água Monchique em embalagem de vidro 75 cl e 37,5cl e novas taras em PET, nomeadamente 340 ml, 510 ml e 720 ml Sport. Estas novidades estarão disponíveis no mercado a muito curto prazo.
Já em Setembro estará também disponível a APP myMonchique. Mais uma ferramenta de comunicação entre a marca e o consumidor, mas é também um sinal da inovação que procuramos constantemente na Monchique. Esta é apenas a versão 1.0 desta app. Uma ferramenta que estará em contante desenvolvimento, acompanhando todas as novidades que a marca vai apresentar juntamente com as inovações tecnológicas que apresentaremos em breve ao mercado. De entre as funcionalidades disponibilizadas pela “myMonchique”, destaca-se o sistema de gamification de incentivo à reciclagem, onde os consumidores são desafiados a registar o momento em que reciclam as garrafas de Água Monchique e a partilhá-lo nas suas redes sociais, acompanhado pelo hashtag #ecoselfie. Acreditamos que “esta funcionalidade irá desencadear um novo e inovador movimento nas redes sociais: o #ecoselfie, que irá viralizar a adoção da app ao mesmo tempo que estimulará o ato de reciclagem. A myMonchique disponibiliza ainda a função de monitorização de consumo de água com análise de dados e respetivo histórico, com potenciais rewards/pontos no seu cumprimento, um assistente virtual (Aqua) que sugere e aconselha o consumo de água para a manutenção de níveis de hidratação saudáveis, tendo em conta fatores como a meteorologia, a constituição física ou o estilo de vida do utilizador, secção de conteúdos in-app/notificações (faqs, notícias, dicas, promoções) do universo Monchique, entre muitas outras. Lançaremos também em breve a nossa loja virtual com uma panóplia de produtos que vão muito para além da água. O bag-in-box referido anteriormente será também outra novidade que brevemente estará disponível para as famílias portuguesas.
Que objectivos esperam alcançar este ano?
Atingirmos os objetivos definidos para 2020, reforçando as nossas vendas e a nossa quota de mercado. Este ano prevemos atingir os €15M e já em 2021 ultrapassar os €35M.