Desde então, qual a sua evolução?
Em 2010, o Grupo Waterbunkers adquiriu a Sociedade da Água de Monchique, S.A. Em 2011 implementámos importantes certificações de qualidade e de segurança alimentar, tais como a ISO 9001 e 24000. Em 2014 iniciámos o processo de rebranding e de reposicionamento da marca Água Monchique, direccionando-a para o segmento da saúde e bem-estar. Este redireccionamento da comunicação foi crucial para o seu crescimento e afirmação, fundamentada nas suas características únicas, ímpares e diferenciadoras. Desde 2016 que somos considerados PME Líder e desde 2017 PME Excelência, o que atesta a solidez financeira do nosso projecto. Em 2018, integramos o Porto Protocol como membro co-fundador - movimento criado com o Climate Change Leadership, que desenvolve e cultiva de forma contínua e activa iniciativas ligadas à sustentabilidade e ecologia. No entanto, durante este percurso, a maior evolução e mudança da empresa foi a forma como conseguimos envolver internamente os recursos humanos com a empresa e com o projecto Água Monchique. Esta mudança cultural suportada é a nossa grande conquista. Acreditamos que as empresas se fazem de pessoas e para as pessoas e quando estas trabalham com paixão rumo a um objectivo bem delineado, tudo fica mais fácil. Os resultados são consequência desta paixão e da envolvência de toda a Família Monchique que, dia após dia, trabalha para um objectivo comum que acreditamos que é oferecer aos consumidores um produto de qualidade. Foi este conjunto de factores que nos permitiu, por exemplo, crescer entre 2015-2017 mais de 150% em valor e em quantidade de quota de mercado.
Que balanço da actividade em 2018?
2018 foi sobretudo um ano de continuidade do trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos e que a curto e médio prazo nos permitirá colocar a Água Monchique na liderança do mercado das águas. Fruto da estratégia definida, os nossos resultados têm vindo a crescer todos os anos. Grande parte da estratégia da marca tem sido focada em conseguir comunicar os benefícios do consumo regular da Água Monchique e que tem sido determinante para o aumento da procura. O crescimento foi exponencial e, em 2017, a empresa atingiu o seu limite de capacidade de produção. Não conseguimos dar resposta ao aumento da procura. A capacidade de produção instalada actual ronda os 70 milhões de litros. Em 2018, os números desceram ligeiramente devido à paragem forçada provocada pelos incêndios que assolaram Monchique no Verão, que nos obrigaram a parar durante mais de duas semanas, felizmente sem reflexo na qualidade da água. Marcamos presença nos mercados internacionais de forma cirúrgica, sendo que a nossa capacidade limitada de produção foi também um entrave a uma maior afirmação internacional. O objectivo a curto-médio prazo é sermos líderes no mercado das águas em Portugal, pelo que é necessário que o crescimento esteja sustentado para alcançarmos o mesmo sucesso fora de portas. A questão da sustentabilidade ambiental tem sido prioritária. E foi no âmbito do Porto Protocol que adoptámos um conjunto de boas práticas que envolveram trocas na frota de camiões, com ganhos enormes na redução do consumo de combustível e de emissão de CO2. Apostámos na aquisição de viaturas 100% eléctricas. Investimos na renovação da luminária da fábrica, trocámos os compressores, realizámos uma acção de reflorestação com a equipa numa das zonas afectadas pelos incêndios, entre outras iniciativas.
O que diferencia a Água Monchique?
Tudo. A nível do produto claramente distinguimo-nos pelas características ímpares da nossa água: uma água mineral 100% natural única, oriunda de um aquífero a 900 metros de profundidade nas Caldas de Monchique, hiperalcalina com pH 9,5, reconhecida pelos profissionais da área de saúde, nutrição e bem-estar. A forma próxima de comunicar com os consumidores, que nos permite explicar que a água não é toda igual e uma forma muito particular com que toda a equipa vê, pensa, sente e age distingue-nos dos demais.