Entrevista

12 Fevereiro 2021

Entrevista do CEO da Água Monchique à RDP Internacional

Vítor Hugo Gonçalves entrevistado por Miguel Peixoto

"Foi numa tarde bonita que conversámos com Vítor Hugo Gonçalves, CEO Água Monchique."

Miguel Peixoto  — RDP Internacional


Miguel Peixoto (MP): Como nasceu a marca água de Monchique?


Vítor Hugo Gonçalves (VHG): A Água Monchique resiste à passagem do tempo e já existe há cerca de 2000 anos.

Desde o tempo dos romanos que é sobejamente apreciada e conhecida em todo o mundo.

A Sociedade da Água de Monchique inicia-se em 1992 e, desde aí, temos vindo a trabalhar a notoriedade e o reconhecimento da marca Monchique no nosso país, mas também nos mercados internacionais.

A nossa presença em mercados internacionais tem sido uma preocupação constante desde a fundação da empresa.

A internacionalização está na nossa gênese, já que a Monchique é uma água que, pelas suas especificidades e caraterísticas físico-químicas, está muito associada à saúde e ao bem-estar.

Temos vindo a reforçar a nossa posição auxiliados por essas caraterísticas únicas e pela capacidade de inovarmos como empresa.

Hoje, somos uma marca altamente reconhecida.

Estamos muito orgulhosos com o produto que disponibilizamos ao mercado e por representarmos tão bem Portugal além-fronteiras.

MP: Qual é a grande diferença entre beber uma água engarrafada da Monchique e beber água da canalização?


VHG: Essa é uma questão que tem vindo a ser recorrentemente colocada.

Eu diria que beber Água Monchique é beber uma água mineral, natural, que é produzida pela natureza.

É uma água que tem uma componente mineral muito forte, que a água da torneira não possui.

A nossa água tem um pH alcalino que contribui para a saúde e para o bem-estar e que não é possível encontrar na água da torneira.

Salvo raras exceções, beber água da torneira não é o mais indicado, já que não tem a componente mineral que é fundamental para o organismo.

Não estou a ser parcial, mas aqui a diferença é total, seja no que se refere à Água Monchique quer a outra água disponível no mercado.

Tem a ver com a ciência.


MP: Quais os seus benefícios?


VHG: A água mineral oferece uma série de minerais essenciais ao corpo humano que, de outra forma, o corpo não os consegue ir buscar, a não ser aos alimentos.

O nosso corpo é constituído por 78% de água, portanto mais importante do que o que comemos é aquilo que bebemos.

A escolha da água para bebermos é algo a que deveríamos dedicar mais atenção e cuidado, tal com nas escolhas que fazemos na nossa alimentação.

A Água Monchique tem na sua constituição uma série de minerais que são altamente benéficos para o ser humano.

Para além disso, tem um pH alcalino que ajuda no balanceamento ácido-alcalino.

O nosso corpo vai acidificando por força de fatores como o stress e a alimentação e a Monchique contribui para fazer essa compensação de oxidação celular que é tão importante ao bom funcionamento do nosso organismo.


MP: Quem é o seu publico?


VHG: A água é um produto muito transversal.

Nós temos como missão na Monchique fazer chegar, a toda a gente, a nossa água aliada a uma mensagem de saúde e bem-estar.

Assim sendo, o nosso público é também muito transversal. Eu diria que todos são e devem ser consumidores Monchique.


MP: Como é produzida?


VHG: O processo de engarrafamento pode parecer simples, mas implica uma série de controlos de qualidade e de segurança alimentar que são complexos e muito exigentes. Isso acontece no sentido em que queremos disponibilizar um produto com a melhor qualidade e com a maior pureza.

Procedemos ao armazenamento da água sem que esta seja tratada.

A água mineral natural, como a Monchique, não sofre qualquer tratamento. A água é “entregue” ao consumidor exatamente com a composição química produzida pela natureza. Não somos nós que a produzimos, é a natureza.

Nós embalamos a água e levamo-la até aos consumidores para que possam ter acesso a água com a maior pureza possível, garantindo sempre a qualidade e a segurança alimentar.


MP: Estão representados internacionalmente? Em que mercados?


VHG: Estamos presentes em alguns mercados internacionais, ainda que de uma forma seletiva e não muito pronunciada.

Estamos em países como a China, Espanha, Luxemburgo e França. Passa pela nossa estratégia de negócios em 2021, e assim que possível, dar um forte impulso à internacionalização juntamente com um parceiro distribuidor para levar a Água Monchique ainda mais longe.

Especialmente para a nossa diáspora, para os nossos emigrantes, espalhados pelo Luxemburgo, pela França, pela Suíça.

Queremos levar mais água a esses emigrantes que gostam muito e pedem a nossa água. Uma novidade que aqui lhes deixo: a Monchique vai começar a aparecer em força nos supermercados.


MP: Foi anunciado um investimento na ordem dos 8 milhões e meio! Como vai ser usado este dinheiro?


VHG: Essa verba já foi implementada. O investimento foi feito com a ajuda de uma equipa maravilhosa que temos em Monchique e teve como objetivo o reforço da produção.

Estávamos deficitários a este nível e, neste momento, já conseguimos dar uma resposta muito mais equilibrada perante a demanda que temos do nosso produto. Os 8.5€milhões foram investidos em tecnologia de ponta e máquinas de alta cadência, em reforço da qualidade, num redesign da nossa imagem e do nosso produto.

Aliás, as nossas garrafas são estilizadas, diferentes das dos nossos concorrentes no mercado português.

Hoje, as nossas embalagens podem competir com as melhores marcas no mercado internacional. Introduzimos algumas alterações em Portugal, incluindo na nossa embalagem 30% de PET reciclado.

Vai estar disponível no próximo mês uma embalagem com 100% de PET reciclado e seremos os primeiros a fazê-lo no nosso país.

Vamos lançar outro produto muito interessante chamado Bag-in-Box, que no fundo é uma água em caixa de 10 litros, em que poupamos 63% de plástico em relação aos garrafões. Temos no nosso plano estratégico o lançamento de produtos novos no mercado.

Inovação, sustentabilidade, sempre com a qualidade da Água Monchique.


MP: Como vai ser a nova embalagem da água de Monchique?


VHG: Modernizamos o nosso lettering, que se mantinha desde 1992, mas continuamos com a nossa cor distintiva que é o grená e a gota com a indicação 9.5.

Desafio as pessoas que não conhecem a nossa marca e os nossos produtos a passarem pelo nosso website – Modernizamos o nosso lettering, que se mantinha desde 1992, mas continuamos com a nossa cor distintiva que é o grená e a gota com a indicação 9.5.

Desafio as pessoas que não conhecem a nossa marca e os nossos produtos a passarem pelo nosso website – www.aguamonchique.pt – e vejam toda a informação que reunimos acerca da transformação da nossa água e dos nossos produtos.

Estamos muito orgulhosos de poder apresentá-los ao mercado– e vejam toda a informação que reunimos acerca da transformação da nossa água e dos nossos produtos. Estamos muito orgulhosos de poder apresentá-los ao mercado.


MP: Há Impulso a comprar uma água pelo rótulo?


VHG: Eu diria que isso não se aplica só na compra de uma água, mas sim com qualquer produto.

Há estudos sobre a compra por impulso que mostram o que o nosso olhar comunica ao nosso subconsciente.

Aquilo que é visualmente agradável é apetecível e desejado.

Nesse sentido, obviamente que desenhamos os nossos produtos com esse intuito. Que seja agradável, que tenha formas simétricas, uma paleta de cor que seja interessante.

Eu diria que 30% a 40% do impulso de compra é provocado pela visão. No entanto não somos, nem queremos ser um produto de compra por impulso, queremos estar no top of mind dos consumidores e ser escolhidos pela nossa qualidade, pela autenticidade da nossa marca e pelos valores com que nos fazemos representar e pelos quais pautamos a nossa atuação.


MP: Mesmo quando tenho várias marcas, o que é que me faz escolher uma garrafa de água em vez de outra?


VHG: Eu acredito que, hoje em dia, o consumidor é muito informado.

Se até há pouco tempo, a água era simplesmente água,

o consumidor já olha agora para as águas de uma forma muito mais seletiva.

Ele já percebe que a composição físico-química das águas é diferente e procura aquela que lhe garante os melhores benefícios.

Acredito que hoje a água já não é vista como uma commodity, indiferenciada.

 

MP: Qual é a diferença entre a água de Monchique e a sua concorrência?


VHG: Nós gostamos de pensar que nos distinguimos em tudo.

Somos uma pequena empresa, com grandes sonhos e gostamos sempre de fazer diferente. Bastará olhar para os nossos produtos em termos visuais para perceber o quão diferentes nós somos.

Mais do que a embalagem, o que é mais importante é mesmo a diferença na água. Somos uma água híper-alcalina, natural e mineral e em Portugal não existe outra água que se compare nestas características.

Diferenciamo-nos em tudo, até na forma de estar no mercado. Fazemos por fazer diferente porque somos efetivamente diferentes.


MP: Há uma grande preocupação com a sustentabilidade do planeta. Contudo, as garrafas de água de Monchique são de plástico. Como pode resolver este problema?


VHG: Tal como já falamos, apresentamos três soluções diferentes de consumo, até pelo resultado do investimento de 8.5€ milhões que foi feito.

Primeiro, a gama PET, onde já apresentamos garrafas com 30% de plástico reciclado – garrafas que são reaproveitadas, contribuindo para uma economia circular.

Lançamos também uma garrafa com 100% de plástico reciclado, ou seja, bottle-to-bottle.

Para além disso, introduzimos este ano uma solução de vidro na Água Monchique e a Bag-In-Box, formato familiar de 10 litros, que poupa 63% de plástico em relação aos garrafões.

No ano passado, a nossa empresa investiu cerca de 8% do volume de negócios em investigação e desenvolvimento, o que significa uma tentativa de encontrar novas formas de produzir água com menos impacto no ambiente, nos ecossistemas e nos consumidores.

Um dos nossos vetores de crescimento passa pela sustentabilidade o que implica investigação e desenvolvimento.

Já temos alguns produtos que efetivamente são mais sustentáveis, mas não estamos satisfeitos.

Queremos ir mais além e por isso é que estamos a investir.


MP: Quantos litros de água bebe por dia?


VHG: Costuma-se dizer que se deve beber mais ou menos 2,5 litros de água por dia, mas no total eu fico-me por 1 litro, 1,5 litros no máximo.

Tenho como referência os valores calculados pela nossa App MyMonchique que indica a cada individuo a quantidade de água que deve ingerir… confesso que nem sempre cumpro a minha meta pessoal.