Sustentabilidade

19 Janeiro 2021

Monchique apoia projeto de reciclagem

Quando do velho se faz novo, todos ganham

No início de 2020 foram instaladas 23 máquinas de recolha de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis por todo o país, no âmbito do projeto-piloto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta”.


O projeto tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis, para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas de bebidas.


“Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta” é um projeto inovador na medida em que premeia os consumidores que adotam a reciclagem das embalagens de plástico. O objetivo é promover uma economia mais circular, contribuindo para um mundo mais sustentável.


Com a entrega do material, os consumidores recebem em troca um talão de desconto com o valor correspondente às unidades entregues. Já as garrafas são recicladas e aproveitadas como matéria-prima na produção de novos recipientes de bebidas.


O projeto conta com o apoio das grandes superfícies, bem como da República Portuguesa, do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição – APED, das Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), da qual a Água Monchique faz parte, da Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas – Probeb, entre muitos outros parceiros.


A Monchique congratula-se por esta iniciativa que pretende contribuir para um mundo mais sustentável: “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta”.


Aqui pode consultar as localizações das máquinas de recolha automáticas.