Inovação

09 Agosto 2022

Centro Logístico da Água Monchique cada vez mais automatizado

Rastreabilidade, eficiência e duplicação da capacidade

A Sysdev Mobile Computing foi a parceira escolhida pela Água Monchique para apoiar a empresa no processo de digitalização, automação e integração de toda a cadeia no Centro Logístico da Mexilhoeira, em Portimão.


Um processo que se iniciou em 2021 e que teve como principal objetivo a duplicação da capacidade de movimentos de carga, que se situava nos 34, por forma a atingir o sonho e a ambição há muito sentida pela Água Monchique de ser a água mais vendida em Portugal.


Segundo Hugo Amorim, diretor industrial e de operações, “o objetivo de atingirmos a liderança de mercado tem provocado enormes transformações de fundo na própria empresa. Estamos hoje mais bem preparados para continuar a crescer e a consolidar a nossa presença. Este é mais um exemplo de sucesso do que tem sido o caminho percorrido pela Água Monchique”.

Graças ao trabalho e à solução desenhada pela Sysdev, hoje toda a operação logística da Água Monchique é completamente automatizada, rastreável, com um elevado grau de rentabilidade e eficiência.


Atualmente, e depois da intervenção da Sysdev, a empresa passou a ter uma capacidade logística de 84 movimentos/dia, com um tempo médio de carga entre 35 e 45 min (anteriormente 75 min) e um ganho enorme na redução da taxa de reclamações que neste momento é zero. “A rastreabilidade das encomendas representa uma mais-valia para todo o processo, com enormes ganhos em eficácia e em produtividade”, refere Hugo Amorim.

Há vários anos que a empresa tem em curso um conjunto de projetos implementados no âmbito da indústria 4.0, dentro do qual surge agora esta cadeia de logística completamente integrada e automatizada. “Uma mudança na senda da modernização e da eficiência de processos que a Água Monchique tem vindo a concretizar numa operação altamente complexa de um produto com uma grande rotatividade”, esclarece Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.


O responsável destaca ainda a cultura de inovação que se vive diariamente no interior da Água Monchique, elegendo a tecnologia como o fator crítico de sucesso nas empresas. “O número de operações logísticas efetivamente cresceu, mas mais importante que a quantidade é a qualidade. Cresceu com confiança total na operação”, afirma Vítor Hugo Gonçalves.