MP: Qual é a grande diferença entre beber uma água engarrafada da Monchique e beber água da canalização?
VHG: Essa é uma questão que tem vindo a ser recorrentemente colocada.
Eu diria que beber Água Monchique é beber uma água mineral, natural, que é produzida pela natureza.
É uma água que tem uma componente mineral muito forte, que a água da torneira não possui.
A nossa água tem um pH alcalino que contribui para a saúde e para o bem-estar e que não é possível encontrar na água da torneira.
Salvo raras exceções, beber água da torneira não é o mais indicado, já que não tem a componente mineral que é fundamental para o organismo.
Não estou a ser parcial, mas aqui a diferença é total, seja no que se refere à Água Monchique quer a outra água disponível no mercado.
Tem a ver com a ciência.
MP: Quais os seus benefícios?
VHG: A água mineral oferece uma série de minerais essenciais ao corpo humano que, de outra forma, o corpo não os consegue ir buscar, a não ser aos alimentos.
O nosso corpo é constituído por 78% de água, portanto mais importante do que o que comemos é aquilo que bebemos.
A escolha da água para bebermos é algo a que deveríamos dedicar mais atenção e cuidado, tal com nas escolhas que fazemos na nossa alimentação.
A Água Monchique tem na sua constituição uma série de minerais que são altamente benéficos para o ser humano.
Para além disso, tem um pH alcalino que ajuda no balanceamento ácido-alcalino.
O nosso corpo vai acidificando por força de fatores como o stress e a alimentação e a Monchique contribui para fazer essa compensação de oxidação celular que é tão importante ao bom funcionamento do nosso organismo.
MP: Quem é o seu publico?
VHG: A água é um produto muito transversal.
Nós temos como missão na Monchique fazer chegar, a toda a gente, a nossa água aliada a uma mensagem de saúde e bem-estar.
Assim sendo, o nosso público é também muito transversal. Eu diria que todos são e devem ser consumidores Monchique.
MP: Como é produzida?
VHG: O processo de engarrafamento pode parecer simples, mas implica uma série de controlos de qualidade e de segurança alimentar que são complexos e muito exigentes. Isso acontece no sentido em que queremos disponibilizar um produto com a melhor qualidade e com a maior pureza.
Procedemos ao armazenamento da água sem que esta seja tratada.
A água mineral natural, como a Monchique, não sofre qualquer tratamento. A água é “entregue” ao consumidor exatamente com a composição química produzida pela natureza. Não somos nós que a produzimos, é a natureza.
Nós embalamos a água e levamo-la até aos consumidores para que possam ter acesso a água com a maior pureza possível, garantindo sempre a qualidade e a segurança alimentar.
MP: Estão representados internacionalmente? Em que mercados?
VHG: Estamos presentes em alguns mercados internacionais, ainda que de uma forma seletiva e não muito pronunciada.
Estamos em países como a China, Espanha, Luxemburgo e França. Passa pela nossa estratégia de negócios em 2021, e assim que possível, dar um forte impulso à internacionalização juntamente com um parceiro distribuidor para levar a Água Monchique ainda mais longe.
Especialmente para a nossa diáspora, para os nossos emigrantes, espalhados pelo Luxemburgo, pela França, pela Suíça.
Queremos levar mais água a esses emigrantes que gostam muito e pedem a nossa água. Uma novidade que aqui lhes deixo: a Monchique vai começar a aparecer em força nos supermercados.
MP: Foi anunciado um investimento na ordem dos 8 milhões e meio! Como vai ser
usado este dinheiro?
VHG: Essa verba já foi implementada. O investimento foi feito com a ajuda de uma equipa maravilhosa que temos em Monchique e teve como objetivo o reforço da produção.
Estávamos deficitários a este nível e, neste momento, já conseguimos dar uma resposta muito mais equilibrada perante a demanda que temos do nosso produto. Os 8.5€milhões foram investidos em tecnologia de ponta e máquinas de alta cadência, em reforço da qualidade, num redesign da nossa imagem e do nosso produto.
Aliás, as nossas garrafas são estilizadas, diferentes das dos nossos concorrentes no mercado português.
Hoje, as nossas embalagens podem competir com as melhores marcas no mercado internacional. Introduzimos algumas alterações em Portugal, incluindo na nossa embalagem 30% de PET reciclado.
Vai estar disponível no próximo mês uma embalagem com 100% de PET reciclado e seremos os primeiros a fazê-lo no nosso país.
Vamos lançar outro produto muito interessante chamado Bag-in-Box, que no fundo é uma água em caixa de 10 litros, em que poupamos 63% de plástico em relação aos garrafões. Temos no nosso plano estratégico o lançamento de produtos novos no mercado.
Inovação, sustentabilidade, sempre com a qualidade da Água Monchique.