Colaboradores

10 Fevereiro 2022

Nova diretora de RH e Felicidade da Água Monchique

Entrevista ao novo membro da Família Monchique, Filipa David

O bem-estar e a felicidade dos colaboradores tem sido uma das preocupações centrais e uma prioridade da Água Monchique. Para apoiar a direção da empresa, nesta importante missão de reforçar e estreitar os laços de equipa e liderar a felicidade dos atuais 73 colaboradores, juntou-se, recentemente, à família Monchique, Filipa David como diretora de Recursos Humanos e Felicidade.


Com uma vasta experiência na área do coaching, da formação e na gestão e desenvolvimento de equipas, Filipa David iniciou o seu percurso profissional nos Hotéis Tivoli Lagos e Tivoli Almansor. É dentro do Grupo Tivoli que faz carreira, passando a desempenhar diversas funções no âmbito da gestão e desenvolvimento de RH nas seis unidades hoteleiras situadas no Algarve. Entre 2018 e 2020 desempenhou as funções de diretora de Recursos Humanos no Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa. É, desde janeiro de 2022, diretora de Recursos Humanos & Felicidade da Sociedade da Água de Monchique.

Para ficar a conhecer melhor a nova diretora de RH e Felicidade da Água Monchique, confira a entrevista abaixo.

 

Quais as principais funções que desempenha na Sociedade da Água de Monchique?

Sou responsável por promover o desenvolvimento das equipas e por garantir o bem-estar no local de trabalho. E, em conjunto com as mesmas, diligenciar por uma cultura de aprendizagem, partilha e crescimento. Implementar boas práticas, métodos e processos de trabalho que permitam agilizar as tarefas do dia a dia, com recurso à tecnologia como forma de otimizar e automatizar, são também responsabilidade da direção de RH. É preciso aprender, desaprender e reaprender formas de trabalhar.


Que características destacaria dentro da Sociedade da Água Monchique que a levaram a aceitar este desafio?

Antes de mais porque me identifico muito com a marca Monchique e com os princípios que a mesma preconiza. Depois porque me apaixonei pelo projeto e pelo facto de ser disruptivo! Aceitar este desafio permite-me participar ativamente no desenvolvimento e crescimento de um projeto que acredito ser único.


Que podem esperar os colaboradores da Água Monchique da nova direção de RH e Felicidade?

Uma mente curiosa, total abertura a novas ideias, colaboração, partilha, energia, paixão, dedicação, escuta ativa, sorriso. Desafios constantes que lhes permitam descobrir o seu potencial individual. Total colaboração entre os vários departamentos de forma a agregar valor ao projeto, promover o crescimento enquanto organização e fazer parte desse mesmo crescimento. Melhorar a experiência enquanto colaborador.



Que funções são da responsabilidade de uma Diretora da Felicidade?

A Diretora da Felicidade tem como responsabilidade ser facilitadora da felicidade, promovendo a conexão, o reconhecimento, a inspiração, a transparência, a confiança, o desenvolvimento e crescimento individual, bem como a autonomia. Tornar a jornada, enquanto colaborador, numa experiência única, ligada a um propósito comum. A felicidade depende de cada um de nós e é uma escolha individual. É também uma das minhas funções orientar, no sentido de cada um de nós ganhar consciência sobre o que o faz feliz dentro e fora do local de trabalho.


O que define uma empresa feliz? A Água Monchique é uma empresa feliz?

O que define uma empresa feliz é a forma como os seus colaboradores se sentem, reconhecidos, valorizados, com um sentido de propósito. Com pouco mais de 30 dias na função, tive já a oportunidade de falar com todos os colaboradores e, por tudo o que tenho observado, arrisco dizer que SIM.


Como se transforma uma empresa numa “empresa feliz”?

Ser feliz é um dos maiores desejos do ser humano! O primeiro passo passa por ganharmos consciência sobre o que nos faz feliz, quer seja em termos pessoais, quer profissionais. Promovendo o envolvimento e o compromisso de todos os colaboradores. Interligando o conhecimento de várias áreas desde o desenvolvimento pessoal, finanças, vendas, neurociências, marketing, gestão de emoções, tecnologia, estratégia, liderança e outras completamente diferentes. Balanceando as várias áreas da nossa única vida.

Lanço o desafio a quem está a ler esta entrevista: O que te faz feliz?

 


Perfil


Nome: Filipa David

Idade: 45 anos

Formação: Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

Experiência Profissional: Mais de duas décadas ligada à indústria hoteleira no desenvolvimento e liderança de equipas.

Hobbies: Yoga, meditação, ler, andar de mota, andar de bicicleta, correr, ouvir música, ouvir podcast, cozinhar

Lema de Vida: Corpo e Mente são Um Só

Não sai de casa sem: Telemóvel