Parcerias

20 Dezembro 2021

Árvore de Natal sustentável

Água Monchique desafia Agrupamento de Escolas de Monchique a criar Árvore de Natal sustentável

O Natal celebra a reunião da família à volta de uma mesa recheada, com troca de presentes e com muitos, muitos abraços, mas onde a sustentabilidade do Planeta não pode ser esquecida.


Com o objetivo de reunir à mesma mesa o Natal, a Sustentabilidade e a Comunidade Escolar, a Sociedade da Água de Monchique lançou o desafio ao Agrupamento de Escolas de Monchique para a criação de uma Árvore de Natal, original, sustentável e construída a partir de embalagens usadas de Água Monchique.  


Este desafio que pretende assinalar a época natalícia de forma diferente, sensibilizando a comunidade para a necessidade de proteger o planeta e incentivando à promoção de uma economia mais circular, assente na reutilização de materiais usados.

A Árvore de Natal constitui-se como um excelente exemplo de como é possível utilizar, de forma original, as embalagens de Água Monchique e de dar uma segunda vida às garrafas, “incentivando os mais novos a olhar para os objetos com um novo olhar, e com a criatividade e a irreverência que lhes são características, conferir-lhes outra utilidade, estimulando desta forma a reutilização de materiais, com especial enfoque no plástico”, destaca José Almeida, administrador da Sociedade da Água de Monchique.


As nove turmas do 3º ciclo, os docentes e o pessoal auxiliar do Agrupamento de Escolas de Monchique despenderam de mais de 10 horas de trabalho para transformar 220 garrafas de 1,5LT numa Árvore de Natal diferente e mais amiga do ambiente. “A Sociedade da Água de Monchique gostaria de deixar um agradecimento especial às professoras Patrícia Francisco, Presidente da CAP, Andreia Matias, Vice-Presidente da CAP e Maria de Jesus Duarte, Vogal da CAP. Na construção da árvore participaram todas as turmas do 3.º ciclo: 7.º A, 7.º B, 7.º C, 8.º A, 8.º B, 8.º C, 9.º A, 9.º B e 9.º C e foram, ainda, uma ajuda essencial à concretização do projeto as assistentes operacionais Cláudia Margarida Rosa Simões Marreiros e Lisete Maria Rita Benedito Inácio que desenvolveram um trabalho de equipa notável”, refere José Almeida.


Maria Madalena Teixeira, professora no Agrupamento de Escolas de Monchique e coordenadora do projeto da Árvore de Natal Monchique, realça como fundamental no desenvolvimento deste projeto “não só o incutir de hábitos de reutilização de materiais nos mais jovens, mas também a aproximação e a abertura entre a escola e a empresa Água Monchique”.


A Árvore de Natal encontra-se em exposição na unidade fabril da Sociedade da Água de Monchique.