Temas sociais diversos

10 Julho 2020

Visite Monchique

O regresso do «Vá para fora cá dentro»

Por norma associa-se Algarve a praias. Mas existe um leque de opções encantadoras, muito diferentes desse Algarve que conhece. Opções de montanha com grande biodiversidade, clima suave e com esplendorosas paisagens.

Património natural com ribeiros cristalinos nos fundos dos vales onde correm águas maravilhosas, elevada qualidade ambiental, a frescura da Serra de Monchique é uma alternativa ao caloroso e movimentado litoral algarvio. 

 

“No centro da vila de Monchique pode desfrutar de uma magnífica vista a partir do miradouro do parque São Sebastião, visitar a igreja Matriz de Monchique datada do início do século XVI, o Convento de Nossa Senhora do Desterro e aproveitar para percorrer as estreitas ruas da vila, contemplando o vasto casario branco com as típicas chaminés de saia e parar para visitar as nossas casas de artesanato. Vale ainda a pena subir a Serra até à Picota ou até ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, de onde se avista uma grande extensão de paisagem desde o Cabo de São Vicente até à Serra da Arrábida. Merecedor de visita é ainda o Moinho do Poucochinho, no Barranco dos Pisões, onde pode se pode fazer um agradável picnic nas suas mesas de pedra e à sombra de uma das muitas árvores classificadas existentes na serra de Monchique - um Plátano.” – in site cm-monchique.pt


Obrigatória a visita à vila termal das Caldas de Monchique onde existe uma pequena praça envolta em grandes árvores e fontes, espaço propício a piqueniques e conheça  ainda as Termas e as suas nascentes de água mineromedicinal, usadas desde tempos antigos para tratamentos e onde é captada a magnífica e única Água Monchique. O Spa Termal é único no Algarve, cujo elemento principal é a água híper alcalina Monchique com pH de 9,5, encontra-se preparado com diversos equipamentos, oferecendo um variado e exclusivo leque de tratamentos e rituais. Desde os duches de jato e de vichy, às massagens e hidromassagens, bem como à aplicação de lamas. O Spa Termal oferece também um circuito de relaxamento termal com uma piscina interior de hidromassagem aquecida, sauna e banho turco. Com uma oferta de 4 hotéis de características singulares, contemporâneas e de charme, com edifícios do século XIX, reconvertidos recentemente de forma cuidada, oferecem quartos únicos e confortáveis para relaxar na Serra de Monchique.


“Perder-se” pelos encantos de localidades como Alferce com os seus miradouros das Barreiras Brancas, do Monte Velho, da Altura da Choça, entre outros, e Marmelete onde o miradouro do Cerro dos Picos lhe proporciona uma magnífica vista sobre a Costa Algarvia, desfrutar do património arquitetónico, histórico e cultural a par das muitas belezas naturais e provar a gastronomia tradicional, o mel, os doces, o medronho e a água é a nossa sugestão.


Partilhar: